Você sabe o que é BPA?

Você sabe o que é BPA?

Bisfenol A também conhecido como BPA é um difenol, um composto usado na produção de policarbonato, material presente na maioria dos plásticos rígidos e transparentes, como também na produção da resina epóxi, que faz parte do revestimento interno de latas que acondicionam bebidas e alimentos.

A substância é proibida em países como Canadá, Dinamarca e Costa Rica, bem como em alguns Estados norte-americanos, mas no Brasil era utilizada na produção de garrafas plásticas, mamadeiras, copos para bebês e produtos de plástico variados, sendo proibida apenas ao final de 2011.

POR QUE SE PREVENIR DO BPA?

Desde a década de 1930 que se suspeita que seja prejudicial à saúde humana. Estudos feitos em 2007 concluiu que o bisfenol A bloqueia os receptores do hormônio da tireoide, além de afetar o desenvolvimento cerebral e o comportamento de fetos e bebês, além de poder afetar o comportamento ligado ao dimorfismo sexual no adulto.

E não para por ai os malefícios do BPA: Hiperatividade, déficit de atenção, aumento da sensibilidade a drogas de abuso, câncer de mama, aumento da próstata, anomalias do ovário, disfunção sexual masculina, afetamento do coração de mulheres, aborto, prematuridade, restrição ao crescimento intrauterino e pre-eclampsia, impacta a permeabilidade intestinal e indução à asma, são mais riscos que o BPA traz à saúde humana.

O problema é que o BPA está presente em vários produtos que usamos diariamente, como:

  • mamadeiras de plástico; embalagens plásticas para acondicionar
  • alimentos na geladeira (marmitas, jarras de água, etc);
  1. formas de plástico para microondas; utensílios de plástico para o lar; copos, pratos e talheres de plástico (inclusive os infantis), especialmente se estiver ingerindo bebidas quentes, tais como cafezinho, chocolate quente, etc; e muitos outros.

COMO PODEMOS EVITAR O BPA?

A resposta é simples, veja a seguir algumas maneiras.

  • Em bebês utilize somente produtos, equipamentos e utensílios (mamadeiras) isentos de bisfenol A ou BPA.
  • Nunca compre ou consuma alimentos e bebidas embalados em latas.
  • Nunca utilize recipientes de plástico no micro-ondas.
  • Produtos de plástico em contato com o calor liberam a substância BPA.
  • Evite o uso de filmes plásticos, nunca colocar no micro-ondas nada envolto nele.
  • Se for utilizar recipientes de plástico, nunca utilize os marcados com o número de reciclagem 3 e 7 (que aparece no fundo dentro de um triângulo de reciclagem), pois significa que muito provavelmente tem bisfenol A. Os marcados com os números 1, 2, 4 e 5 não contêm BPA, mas não estão livres de outros produtos químicos.

Ainda é grande a presença desse material químico na nossa vida, mas, a informação de que o Bisfenol A faz mal a saúde chegou rapidamente aos ouvidos dos consumidores que começaram a rejeitar a compra de produtos fabricados com esse plástico. Fazendo assim, com que a indústria diminua ou acabe de vez com a produção desse composto em seus produtos. Surgindo assim a expressão bem conhecida de alguns consumidores. BPA Free, ou seja, livre de BPA, facilitando muito na hora de comprar as embalagens mais utilizadas.